A prática da autoavaliação institucional vem ganhando destaque na educação superior, especialmente na pós-graduação. Nos últimos anos, órgãos reguladores passaram a enfatizar a importância de as próprias instituições e programas avaliarem criticamente suas ações e resultados. Em 2019, por exemplo, a CAPES incluiu a dimensão da avaliação da autoavaliação como parte dos critérios de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), tornando-a um item essencial na avaliação externa. Isso significa que a avaliação interna de um programa deve estar em sintonia com a avaliação externa, reforçando a necessidade de cultivar uma cultura de autoanálise e melhoria contínua.
Especialistas apontam que a autoavaliação, quando bem conduzida, vai além do simples cumprimento de exigências formais – ela se configura como um processo formativo de autoconhecimento. Envolve docentes, discentes e gestores em uma reflexão participativa sobre as práticas acadêmicas e de gestão, permitindo identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. Quando realizada de forma colaborativa e multidimensional, a autoavaliação possibilita a produção de conhecimento coletivamente construído, conferindo ao processo uma dimensão teórico-prática autogerida pela própria comunidade acadêmica. Em outras palavras, a autoavaliação efetiva engaja a comunidade na corresponsabilização pelos rumos do curso ou programa, fortalecendo o compromisso com a excelência.
Diante desse contexto, cresce o reconhecimento de que incentivar a autoavaliação nos programas de pós-graduação é fundamental para assegurar qualidade e inovação na formação de mestres e doutores. Contudo, apesar da atualidade do tema, a literatura especializada ainda conta com poucas publicações dedicadas exclusivamente a compartilhar experiências, métodos e reflexões sobre autoavaliação nesses programas. Conforme destacam os pesquisadores da área, a produção científica acerca da autoavaliação em PPGs ainda é incipiente, o que torna imperativo se produzir algo nessa linha.
Autoavaliação em Foco”: contribuições e temas da obra
Foi nesse cenário desafiador que surgiu o livro “Autoavaliação em Foco”, primeira publicação da Rede de Avaliação e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação. A obra reúne reflexões e resultados de pesquisas voltadas a compreender e aprimorar os processos autoavaliativos em programas de pós-graduação na área da educação. De acordo com a apresentação do livro, “a autoavaliação é um processo legítimo e estritamente necessário para a excelência acadêmica”. Mantendo o foco nessa visão, os capítulos compilados trazem o resultado do I Fórum das Comissões de Autoavaliação em Educação, evento que congregou representantes de diversas instituições de ensino superior para trocar experiências sobre o tema.
Cada capítulo do livro foi escrito por especialistas que atuam diretamente em comissões de autoavaliação ou coordenação de PPGs, trazendo perspectivas informadas por vivências concretas. Essa variedade de temas e enfoques faz da obra uma contribuição rica e multifacetada. Conforme sintetizado pelas organizadoras, Autoavaliação em Foco colabora para o fortalecimento e êxito dos programas stricto sensu brasileiros, ao compartilhar conhecimento e estratégias que podem ser replicadas ou adaptadas em diferentes contextos. Em suma, o livro preenche uma lacuna ao oferecer conteúdo aprofundado e ao mesmo tempo aplicável sobre um assunto cada vez mais estratégico para a qualidade da educação superior.
Do Fórum à publicação: um livro que nasce de um encontro
Uma característica marcante do Autoavaliação em Foco é sua origem vinculada a eventos colaborativos da própria Rede. A ideia do livro tomou forma a partir do I Fórum da Rede de Avaliação e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação, realizado em 2023. Esse primeiro fórum reuniu as Comissões de Autoavaliação de diversos Programas de Pós-Graduação em Educação, proporcionando um espaço inédito de diálogo sobre práticas avaliativas internas. Durante o encontro, os participantes compartilharam estudos de caso, metodologias empregadas e reflexões teóricas – material que serviria de base para a elaboração dos capítulos da obra.
Após um período de organização e escrita colaborativa pós-fórum, o livro ficou pronto no ano seguinte, marcando então mais um momento significativo: seu lançamento oficial ocorreu durante o II Fórum da Rede, em 2024. No segundo fórum – que contou com ainda mais instituições participantes e ampliou as discussões iniciadas no primeiro – a apresentação formal de Autoavaliação em Foco foi um dos pontos altos da programação. Os autores e organizadores puderam finalmente celebrar, junto à comunidade presente, o fruto concreto do trabalho coletivo iniciado no ano anterior. O clima durante o lançamento era de entusiasmo e senso de conquista: os pesquisadores da Rede viam ali consolidado o primeiro de, possivelmente, muitos resultados tangíveis de sua cooperação interinstitucional.
Durante o evento de lançamento no II Fórum, alguns dos organizadores tomaram a palavra para destacar a importância daquele momento. Foi ressaltado como o livro sintetiza aprendizados compartilhados e se torna, a partir dali, um legado disponível para toda a comunidade acadêmica. Houve também oportunidade para debates sobre os próximos passos da Rede, reforçando o compromisso de continuidade da iniciativa. Assim, o lançamento durante o fórum não foi apenas uma cerimônia simbólica, mas parte integrante do processo de diálogo que o livro representa – fechando um ciclo (da ideia inicial à publicação) e, ao mesmo tempo, abrindo novos horizontes para avanços futuros em avaliação e autoavaliação na pós-graduação.
Um marco inicial de grande potencial
Para os integrantes da Rede, Autoavaliação em Foco representa um marco histórico. Conforme observou a Profa. Dra. Sílvia Cristina de Oliveira Quadros, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação do Unasp e uma das organizadoras da obra, “este livro é um marco inicial de uma Rede com grande potencial para contribuir com a educação”. Ao destacar o caráter inaugural da publicação, Dra. Sílvia enfatizou o potencial transformador que a Rede possui ao articular pesquisadores de diferentes instituições em torno de um objetivo comum. Segundo ela, o lançamento do livro sinaliza apenas o começo – a expectativa é de que muitas outras ações e produções científicas decorram dessa união de esforços, impulsionando melhorias concretas na avaliação da pós-graduação em nível nacional. A fala da coordenadora reflete um sentimento compartilhado pelos demais autores e colaboradores. A obra inaugural consolidou a identidade da Rede e mostrou, na prática, a força que a colaboração entre programas pode ter para gerar inovação e conhecimento útil.
Acesso aberto, gratuito e público à obra
Fiel ao propósito de disseminar amplamente o conhecimento, o livro Autoavaliação em Foco foi disponibilizado em acesso aberto. A versão digital (formato PDF) pode ser obtida gratuitamente por qualquer interessado, por meio da plataforma online da editora universitária Unaspress.
Colaboração de autores de todo o Brasil
Vale destacar ainda que a elaboração de Autoavaliação em Foco contou com o envolvimento direto de diversos autores e colaboradores, todos eles membros atuantes da Rede. Os capítulos foram escritos por professores-pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação em Educação de diferentes universidades e centros universitários do país. Essa representatividade plural fica evidente quando observamos a lista de contribuidores: ela inclui docentes de instituições públicas e privadas, de distintas regiões, unindo experiências variadas em torno da temática comum.
A origem diversa dos autores enriquece o conteúdo do livro, pois cada um traz a perspectiva de seu contexto institucional. Problemas e soluções de autoavaliação que aparecem em uma universidade federal do sul podem diferir daquelas de um centro universitário privado do sudeste, e ainda assim todos compartilham desafios semelhantes no que tange à construção de mecanismos eficazes de avaliação interna. Ao reunir esses olhares, a obra proporciona um painel abrangente do estado da autoavaliação na pós-graduação em Educação no Brasil.
Todos os contribuidores estão vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e integrados na Rede desde sua criação. A maioria deles atuam nas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) ou comissões de autoavaliação de seus programas, o que os posiciona com propriedade para discutir o tema. Além disso, vários autores possuem experiência prévia em avaliação institucional e pesquisa em educação, conferindo ainda mais qualidade às análises apresentadas. Essa soma de expertises resultou em capítulos coesos e complementares, nos quais teoria e prática dialogam constantemente.
A colaboração entre os membros da Rede não se limitou à escrita individual de capítulos. Houve trocas de rascunhos, revisão cruzada entre pares e um esforço conjunto de coesão editorial liderado pelas organizadoras. O resultado final reflete esse trabalho colaborativo: apesar dos capítulos terem autores distintos, o livro possui unidade temática e consistência, evidenciando o alinhamento de todos em torno dos objetivos comuns.