Seja bem-vindo (a)

Encontros 2023-2024

Encontros Regulares da Rede de Avaliação
e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação

A Rede de Avaliação e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação mantém encontros regulares com todos os seus membros participantes, promovendo discussões aprofundadas sobre avaliação e autoavaliação no contexto educacional. Esses encontros ocorrem mensalmente, às sextas-feiras pela manhã, e são realizados de forma remota, via Zoom, permitindo a participação de representantes de diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil.

O objetivo central desses encontros é debater questões fundamentais sobre avaliação e autoavaliação na pós-graduação, a partir da troca de experiências entre os membros e da análise crítica de materiais bibliográficos recomendados pelos próprios integrantes da Rede. As leituras discutidas abrangem tanto produções nacionais quanto internacionais, sempre com um olhar aplicado ao contexto educacional brasileiro.

Temas e Debates nos Encontros de 2023 e 2024

Ao longo dos anos de 2023 e 2024, os encontros mensais abordaram diferentes eixos temáticos relacionados à avaliação e autoavaliação, estruturando um panorama abrangente das principais discussões da área. Dentre os temas debatidos, destacam-se:

– Modelos de autoavaliação na pós-graduação: Análise crítica das diretrizes da CAPES e da necessidade de adequações aos diferentes contextos institucionais;
– ⁠Dimensão formativa da avaliação: Reflexões sobre como os processos avaliativos podem contribuir para a melhoria contínua dos Programas de Pós-Graduação em Educação;Autoavaliação e de(s)colonialidade: Discussão sobre os desafios da construção de modelos avaliativos que considerem realidades locais e epistemologias diversas;
– Engajamento dos egressos na autoavaliação: A importância da participação dos ex-alunos na retroalimentação dos processos formativos;
– Impacto da autoavaliação na política educacional: Análise das transformações nas diretrizes nacionais para os Programas de Pós-Graduação;

Avaliação e inovação: Debates sobre novas metodologias e ferramentas tecnológicas para aprimorar os processos avaliativos na pós-graduação.

Cada um desses temas foi embasado em estudos e relatórios técnicos que fundamentaram as discussões e direcionaram as reflexões do grupo. A seguir, apresenta-se uma lista das referências bibliográficas discutidas nos encontros da Rede em 2023 e 2024, com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento produzido e possibilitar que mais pesquisadores se engajem nesse debate fundamental para a melhoria da educação no Brasil.

 

Referências Discutidas nos Encontros Mensais da Rede (2023-2024)

 

AFONSO, Almerindo Janela. Notas sobre a autoavaliação no ensino superior: assimilacionismo eurocêntrico ou de(s)colonialidade?. Revista Brasileira de Avaliação, 13(1), e130124, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4322/rbaval202412001. Acesso em: 29 jan. 2025.

ALVES, Nilda; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; SARTURI, Rosane Carneiro. Nova ficha de avaliação dos PPGE – 2029: análise e proposições. [s.l.]: ANPEd Nacional, 2024. 1 vídeo, (1h58m). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LKEi31AH8lg&ab_channel=ANPEdNacional. Acesso em: 05 fev. 2025.

BORGES, Luís Fabiano Farias; MAMEDE, Walner; AVELLAR, Sérgio O. C.; COSTA, Soraia de Queiroz. Relatório técnico DAV: avaliação da pós-graduação Stricto Sensu no Brasil: histórico, procedimentos e conceitos. n. 7. Brasília: CAPES, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/26102023_relatoriotecnicodavn7.pdf. Acesso em: 05 fev. 2025.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ficha de avaliação da área de educação. [s.l.]: 2017/2020, 23 p. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-pdf. Acesso em: 02 fev. 2025.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório técnico da DAV: egresso da pós-graduação: áreas estratégicas. [s.l.]: 2017, 38 p. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/19122018-cartilha-dav-egressos-pdf. Acesso em: 02 fev. 2025.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação: grupo de trabalho. Brasília: 2019, 32 p. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf. Acesso em: 02 fev. 2025.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ofício Circular nº 3/2024-DAV/

CAPES. Publicação do Relatório Técnico DAV n° 7: “Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: Histórico, Procedimentos e Conceitos”. CAPES, Brasília, DF, 19 fev. 2024. Disponível em: https://uploads.capes.gov.br/files/Oficio_Circular_3_Relatorio_Tecnico_DAV_07.pdf. Acesso em: 05 fev. 2025-

COSTA, Renato Pinheiro da; SILVA, José Bittencourt da; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. Autoavaliação em Programa de Pós-Graduação na Amazônia. Revista Estudos Aplicados em Educação, v. 8, e20239258, 2023. Disponível em: https//doi.org/10.13037/reae.vol8.e20239258. Acesso em: 29 jan. 2025.

FÁVERO, Altair Alberto; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; TREVISOL, Marcio Giusti. Pesquisa e avaliação no PNPG (2011-2020): fragilidades e potencialidades. IN: TAUCHEN, Gionara; FÁVERO, Altair Alberto (orgs.). Avaliação do ensino superior: perspectivas internas, externas e de gestão. Curitiba: CRV, v. 5, 2020. p. 31-52. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/363832578_Avaliacao_do_ensino_superior_-_

FNE- Forúm Nacional de Educação. Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. IN: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2024. Brasília: Forúm Nacional de Educação, 2024. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/files/CONAE%202024%20-%20Documento%20Final%20-%2026-02-2024%20(1).pdf. Acesso em: 02 fev. 2025.

FÓRUM DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, 3., 2024, Uberaba, MG. Lectures […]. Uberaba: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2024. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sitesCursos/PPGE/?idCurso=543&lang=pt-BR&pag=5&id=59. Acesso em: 02 fev. 2025.

MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Maria Cecilia Damas; ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina. Formação em rede para a docência com profissionalidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023151, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18345. Acesso em: 29 jan. 2025.

OLIVEIRA, Terezinha; STECANELA, Nilda; BOUFLEUER, José Pedro. A dimensão formativa do processo de avaliação da pós-graduação: considerações sobre o novo modelo de avaliação da Capes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 44, e273292, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.273292. Acesso em 29 jan. 2025.

QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira; ZUKOWSKY – TAVARES, Cristina (orgs.). Autoavaliação em foco: I Fórum das Comissões de Autoavaliação em Educação. Engenheiro Coelho, SP : Unaspress, 2024. p. 14-22.

SIMPÓSIO DO PPGE-UEPG, 1., 2024, Ponta Grossa, PR. Anais […]. Ponta Grossa: UEPG, 2024. Disponível em: https://www.even3.com.br/i-simposio-do-ppge-uepg-2024/. Acesso em: 05 fev. 2025.

SOUZA, Ângelo Ricardo de; REAL, Gisella Cristina Martins; MIRANDA, Nonato Assis de. A Pós-Graduação em Educação no Brasil: tensões e resoluções. Revista Cocar, Belém, n. 27, p.1-21, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9100. Acesso em: 29 jan. 2025.

Faça parte da Rede

A Rede de Avaliação e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação está aberta à participação de pesquisadores, docentes, coordenadores e demais interessados na discussão e aprimoramento dos processos avaliativos na pós-graduação. Nossos encontros mensais proporcionam um espaço de troca de experiências, reflexões críticas e construção coletiva de conhecimento, sempre embasados em literatura nacional e internacional sobre avaliação e autoavaliação educacional. Se você deseja fazer parte dessa rede colaborativa, contribuir com os debates e acessar materiais e discussões relevantes, entre em contato conosco enviando um e-mail para contato@redeautoavaliacao.com.br. Será um prazer contar com sua participação!

SOBRE NÓS

A Rede de Avaliação e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação reúne equipes de autoavaliação de Programas de Mestrado e Doutorado em Educação de diversas instituições. 

©️ Rede Autoavaliação de Educação
2025
All Rights Reserved