1. Revisar e atualizar, sempre que necessário, os pressupostos e a fundamentação teórica em avaliação e autoavaliação adotados pela Rede.
2. Fomentar a integração e a colaboração entre Instituições de Ensino Superior e seus respectivos Programas de Pós-Graduação em Educação, criando um ambiente que favoreça a produção de conhecimento interinstitucional na área de avaliação e autoavaliação na Pós-Graduação em Educação.
3. Investigar e promover ações que aprimorem a capacidade de avaliação e autoavaliação na Pós-Graduação, incentivando a adoção de práticas eficazes e inovadoras.
4. Capacitar educadores, pesquisadores, coordenadores de curso e equipes técnicas dos PPGs em Educação para a reflexão crítica e o uso de recursos avançados em avaliação educacional.
5. Desenvolver e compartilhar tecnologias e recursos que facilitem o acesso a materiais, ferramentas e metodologias para avaliação e autoavaliação, possibilitando sua utilização de forma colaborativa entre os membros da Rede.
6. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento de experiências e pesquisas interinstitucionais em avaliação e autoavaliação, tanto com Programas de Pós-Graduação em Educação integrantes da Rede quanto com instituições externas.
7. Ampliar a visibilidade e a disseminação dos conhecimentos produzidos pela Rede, promovendo sua divulgação tanto no meio acadêmico quanto junto ao público em geral.
8. Realizar uma avaliação contínua da Rede de Avaliação e Autoavaliação, identificando oportunidades de aprimoramento e inovação para garantir o alcance efetivo de seus objetivos.
A Rede de Avaliação e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação reúne equipes de autoavaliação de Programas de Mestrado e Doutorado em Educação de diversas instituições.