A Rede de Avaliação e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação fundamenta-se em princípios que orientam suas decisões e ações, assegurando um compromisso coletivo com a melhoria contínua dos processos avaliativos e a construção de um ambiente colaborativo entre instituições.
1.1 Identidade e Compromisso Institucional
A rede promove o diálogo e a construção de conhecimentos em pequenos e grandes grupos, tendo como eixo central a avaliação e autoavaliação na Pós-Graduação em Educação. Para isso, é essencial que as instituições envolvidas assumam um compromisso com a transparência e o aprimoramento contínuo, estabelecendo diretrizes claras de autoavaliação que respeitem suas particularidades e contextos institucionais.
1.2 Colaboração
O fortalecimento da construção coletiva do conhecimento ocorre por meio da troca de saberes e experiências entre Comissões de Autoavaliação, Grupos de Pesquisa, docentes e gestores. Essa interação visa enriquecer as políticas e práticas de avaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação, promovendo um ambiente dinâmico e integrador.
1.3 Inovação
A rede busca incentivar a reflexão e o debate sobre práticas inovadoras na avaliação e autoavaliação da Pós-Graduação em Educação, estimulando o desenvolvimento de abordagens que aprimorem os processos avaliativos e contribuam para a evolução do ensino e da pesquisa.
1.4 Pesquisa e Produção Coletiva do Conhecimento
A rede fomenta estudos e pesquisas que tenham como foco a análise dos processos e produtos da avaliação e autoavaliação na Pós-Graduação em Educação. A produção do conhecimento ocorre em diversas frentes, incluindo grupos de estudo e pesquisa, publicações científicas e técnicas, fóruns, seminários, entrevistas, workshops, dossiês temáticos, programas de formação stricto sensu e continuada, entre outras iniciativas.
1.5 Sustentabilidade
O compromisso com a sustentabilidade envolve a adoção de práticas que respeitem e valorizem os recursos disponíveis, garantindo a continuidade e a expansão das ações da Rede de Avaliação e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação ao longo do tempo.
1.6 Equidade, Inclusão e Diversidade Regional
A rede valoriza as diferentes culturas, saberes e experiências regionais de seus participantes, promovendo um ambiente de respeito e aprendizado mútuo. Além disso, busca garantir que todas as instituições, independentemente de suas condições sociais, culturais ou econômicas, tenham acesso às oportunidades de diálogo e desenvolvimento.
1.7 Transformação Social
A rede visa gerar impacto por meio da sistematização e análise dos feedbacks das Comissões de Autoavaliação, grupos de pesquisa e projetos de extensão, promovendo mudanças significativas na realidade acadêmica, social, ambiental, econômica e cultural do Brasil.
1.8 Planejamento e Coordenação
A estruturação da rede requer um plano de ação detalhado, coordenado por um comitê gestor consultivo. Esse comitê será responsável por orientar as atividades da rede, organizar encontros de estudo, promover fóruns e criar oportunidades de colaboração entre os participantes, assegurando a continuidade e a efetividade das iniciativas propostas.
A Rede de Avaliação e Autoavaliação na Pós-Graduação em Educação reúne equipes de autoavaliação de Programas de Mestrado e Doutorado em Educação de diversas instituições.